Importância e curiosidades do Urbanismo para a sociedade
27 de outubro

Importância e curiosidades do Urbanismo para a sociedade

Compartilhar

Que o urbanismo traz uma série de benefícios para a sociedade todo mundo sabe, mas o que é o urbanismo? Por que ele se faz tão necessário nos bairros e cidades? A Fratelli Empreendimentos é uma empresa preocupada com o urbanismo em todos os seus projetos. Afinal, pensar no urbanismo é pensar na cidade como um todo, visando melhorar a vida das pessoas.

É uma área do conhecimento fundamental para o bem-estar da sociedade, responsável pelo planejamento de bairros e cidades, criando novas soluções de urbanismo diante do crescimento da população.

O urbanismo é uma modalidade que traz responsabilidade social, lazer, qualidade de vida e fomenta a economia local, pois as áreas comerciais ficam muito mais valorizadas. Perfeito para o empreendedor e para o cliente.

Ele traz pontos importantes que vão desde o planejamento urbano, pensando em espaços e serviços em prol da população, como a sustentabilidade e novas tecnologias que tragam bem-estar aos seus usuários. Por isso falar em urbanismo não é pensar apenas na cidade, mas sim nas ações que irão favorecer o coletivo. E isso precisa ter atenção especial dos poderes públicos e da sociedade como um todo.

FATOS HISTÓRICOS E CURIOSIDADES

O termo urbanismo surgiu da palavra urbe, utilizada pelo engenheiro catalão Ildefonso Cerdá, responsável pelo projeto de ampliação da cidade de Barcelona (1850) e criador da Teoria Geral da Urbanização. Ildefonso nunca utilizou o termo urbanismo, pois ele inventou a palavra urbe para classificar os diferentes tipos de assentamento humano e a palavra urbanização para o ato de agir sobre a urbe.

No início do século XX, surgiu o nome urbanismo e com a revolução industrial nasceu o chamado "Urbanismo Moderno" com quatro objetivos fundamentais:

1) Descongestionar o centro das cidades para facilitar a circulação das pessoas.

2) Aumentar a densidade dos centros das cidades para promover negócios que surgem diante do crescimento do capitalismo no mundo.

3) Aumentar os meios de circulação (dimensões das ruas) que se encontravam sem efeito diante dos novos meios de transporte.

4) Criar áreas verdes com o objetivo de gerar maior lazer e menos estresse aos novos trabalhadores urbanos.